Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Juiz solta preso por tráfico de drogas após polícia impedir o trabalho do advogado

Publicado por M Cunha Advocacia
há 5 anos

Um magistrado da comarca de Londrina (PR) concedeu liberdade em audiência de custódia a um homem acusado de tráfico de drogas. Isso porque seu advogado não apenas foi impedido de acompanhar a oitiva das testemunhas, como também não teve acesso aos depoimentos prestados pelos policiais que prenderam seu cliente, ferindo, assim, a ampla defesa. A decisão é do juiz Paulo Cesar Roldão.

Em síntese, após a prisão em flagrante do homem, no momento de acompanhar o depoimento dos policiais, o delegado de polícia não permitiu a presença do advogado. O procurador, então, pediu para ouvir os depoimentos dos policiais antes do interrogatório de seu cliente, mas o pedido foi novamente negado pelo delegado. A sucessão de negativas levou o advogado a pedir a nulidade do flagrante.

Na audiência de custódia, o procurador que representava o homem, Mauro Martins, pediu a nulidade do flagrante por violação à Sumula Vinculante 14 do STF e ao art. 7, XXI do Estatuto da OAB. O requerimento teve parecer favorável do Ministério Público. O juiz Paulo Cesar Roldão acolheu os argumentos defensivos e o parecer do Ministério Público, e disse que a atuação da polícia feriu o direito de defesa.

Conforme consta no auto de prisão em flagrante, não foi possibilitado à defesa acompanhar a oitiva das testemunhas, assim como foi negado acesso aos referidos depoimentos, o que no entender desse Juiz, acompanhado pelo Ministério Público e Defesa, demonstra violação aos princípios da ampla defesa e contraditório, violando a Súmula 14 do STF.

Cabe recordar que a Súmula 14 do STF assim determina:

É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

  • Sobre o autorAtenção e Dedicação ao Cliente
  • Publicações31
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-solta-preso-por-trafico-de-drogas-apos-policia-impedir-o-trabalho-do-advogado/764596922

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)